logo RCN

Comarca de Maravilha prepara projeto direcionado para sociedade

O Salão do Júri da Comarca de Maravilha ficou lotado na tarde da segunda-feira (5) quando autoridades e representantes dos municípios pertencentes a comarca de Maravilha, São Miguel da Boa Vista, Flor do Sertão, Iraceminha, Santa Terezinha do Progresso e Tigrinhos acompanharam reunião sugerida pelo Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca, Dr. Pedro Cruz Gabriel, o qual conduziu a pauta. Entre as presenças lideranças políticas, representantes de entidades, bem como as polícias Militar e Civil, advogados, Associação Empresarial, conselheiras tutelares, assistentes sociais e imprensa.

Tema principal

            A criação da Sala Lilás, foi a principal proposta citada e explanada na reunião. Trata-se de um local que proporcionará ambientação acolhedora criada para o atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, ajudando-as em momentos de extrema fragilidade.

            A iniciativa se deve aos números chocantes de casos de violência contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos na Comarca de Maravilha. Depois o atendimento na Delegacia de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, onde a vítima faz seu primeiro contato e se sente segura e acolhida, ela também merece ter mesmo atendimento especial no Fórum. Pensando nesse acolhimento a essas vítimas surgiu a pauta principal da reunião que objetivou expor a necessidade de ambientes pensados para essas pessoas, que passam muitas vezes pela pior fase da vida. Ambiente também para as crianças, com pinturas, brinquedos e livros, de modo que se distraírem e não participem dos depoimentos ou audiências. O ambiente sugerido, sendo duas salas, estão ao lado do Salão do Júri.

            Conforme Dr. Pedro Cruz Gabriel, a montagem e transformação do espaço terá a ajuda da comunidade civil, seja ela por pessoa física ou pessoa jurídica. De modo que possam adotar o espaço e promover melhorias, como pinturas, doações financeiras, arrecadações de brinquedos e livros, para formar um ambiente acolhedor e seguro para as crianças. A intenção é inaugurar o local no dia 8 de março – data especial do Dia Internacional da Mulher.

Números

            A Comarca de Maravilha/SC - a exemplo de outras Comarca do Estado de Santa Catarina – enfrenta um grande número de processos envolvendo violência contra a criança, o adolescente, o idoso e mulheres em contexto de opressão de gênero.

            Ao assumir a 2ª Vara da Comarca, no mês de maio de 2023, Dr. Pedro Cruz Gabriel identificou acervo processual represado envolvendo competência sensível, a remontar o período da pandemia de coronavírus. “Adotado tal marco temporal, proferi 2.088 sentenças, 5.432 decisões e 4.128 despachos, sem prejuízo à realização de 791 audiências e três sessões do Tribunal do Júri, alvejada a baixa de 15% do acervo processual. Atualmente, com cerca de 5.500 processos – cerca de 350 processos conclusos em Gabinete Judicial e mais de 600 aguardando a realização de audiências -, o número mais elevado de processos criminais envolve violência em contexto doméstico e de gênero. Em seguida, figuram os delitos de trânsito, da Lei Federal n. 11.343/2006 e os direcionados contra o patrimônio”, relata.

Usuários da CASAN já podem conferir débitos com apenas um clique Anterior

Usuários da CASAN já podem conferir débitos com apenas um clique

Presidente do Legislativo da cidade sede da Amerios abre sequência de entrevistas Próximo

Presidente do Legislativo da cidade sede da Amerios abre sequência de entrevistas

Deixe seu comentário